sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Quase duas semanas e...

Gente, desculpa por não estar postando muito, mas é que as coisas aqui estão bastante corridas. Sempre que der eu entrarei para contar as novidades, não se preocupem,pois eu sei o quanto é chato ficar na espectativa porque já fiquei muiiiiitooo.
A primeira novidade é que finalmente consegui configurar o nosso teclado, mas ainda estou em fase de adaptação. Compramos nosso pc aqui por um precinho legal. Poderíamos ter aguardado pelo famoso dia 26 de dezembro, quando rolam as promoções de eletrônicos, mas não dava para ficar sem falar com a família por tanto tempo, já que aqui somos adeptos do Skype. As coisas aqui são bem mais baratas, como alguns devem saber, porém temos sempre que olhar para o valor do produto e calcular com as taxas que são um pouco salgadas, pois somando a federal com a da província dá 12,5%. Por isso, acaba que alguns produtos nem compensa comprar e é melhor pesquisar bem, pois os preços aqui variam bastante de loja para loja. Além do nosso pc, compramos alguns artigos para o nosso vestuário, afinal de contas, chegamos bem no inverno e o que levamos do Brasil ajuda,mas não são como os produtos que temos aqui, próprios para essa fase do ano. Trouxemos alguns itens básicos para não congelarmos nos primeiros dias que foram bem eficientes. Meias térmicas, luvas impermeáveis e térmicas, cachecol, toquinha, meia calça fio 80 e de lã, botas de couro cano longo ou impermeáveis e térmicas, casacos imperméaveis e térmicos, ceroula, segunda pele, blusas de lã. Esses artigos vocês podem encontrar em lojas como a Scala, Lupo, A Floresta, Centauro e no Mercado Livre. Porém, não vale a pena comprar em quantidade, porque são muito fraquinhos para o frio daqui, fora que aqui também é bemmm mais barato. Para vocês sentirem só um pouquinho dessa diferença $$$, comprei uma segunda pele na scala por R$ 120,00 e aqui uma tão boa quanto por CAD$ 5,90. Mas, quem vier nessa época do ano, por favor, não venham sem nada porque aqui a coisa é cruel. O frio é gostosinho, mas queima e se você não estiver bem protegido a coisa pega.
Os primeiros dias aqui são uma loucura. Sempre me perguntava o por quê de quando as pessoas chegarem aqui pararem de postar e só agora eu entedi. Não dá tempo. Apesar de já termos saído do Brasil com um apt alugado para o primeiro mês, precisamos nos organizar, comprar alguns itens, nos encontrar e tirar a documentação. Ficar no centro da cidade foi ótimo. Aqui temos a estação de metrô Guy-concordia bem do nosso lado (linha verde) e isso facilitou imensamente. Andamos para todo lugar de metrô e pouco ainda nos aventuramos de ônibus. Gostamos do sistema de trasnporte comum daqui, ainda não sabemos como é quando toda aquela neve cai, mas até agora a coisa tem funcionado.
No primeiro dia, fiquei chocada e quando eu digo chocada, foi de verdade mesmo. Chorei, me decepcionei com o lugar, pensei “putz, que merda eu tô fazendo aqui”, mas tudo isso passou já no segundo dia. Tudo aqui é muiiiiitoooo diferente do Brasil e você sente uma hora, no meu caso, senti imiediatamente. Agora já estou me sentindo mais em casa, até porque já temos uma casa de verdade. Encontramos um outro apt que iremos dividir com um casal de amigos nossos que chegam aqui amanhã. Lá é bem espaçoso, também fica no centro, pois não queríamos sair daqui, perto de tudo, com ponto de ônibus na frente do prédio e a mesma estação de metrô próxima. O aluguel é bem legal, pagaremos CAD$ 1000,00 em um 4 1]2, semi-meublé com tudo incluso (água, água quente, aquecimento), menos a eletricidade, mas que também é bem baratinha. Agora só temos que mobiliar, mas a Ikea está aí para isso =P. Nossa cama já está comprada, porém, nesse caso, a Ikea não funcionou porque lá colchão é muito caro. Compramos uma cama box de mola (Spring aqui) por CAD$ 370,00 numa loja de fábrica chamada Literie Provinciale. Fica um pouco longe do centro, mas dentro desse valor já estão incluídas as taxas e a entrega. Fica a dica aí. O resto ainda vamos ver quando nossos amigos de ap chegarem.
Para tirar os documentos foi bem rápido nos lugares. O ruim é que cada um fica em um lugar. Pensamos que tiraríamos todos juntos, mas não é assim. O primeiro que tiramos é a carteira de residente permanente logo no aeroporto quando passamos pela imigração. Depois, tiramos o NAS (numéro d’assurance sociale) e com ele já podemos trabalhar e por último a carte de soleil ( assurance maladie). Em primeiro de fevereiro já poderemos usar o serviço de saúde do governo. Li em algum lugar que chegar no final do mês aqui era bom porque eles já computavam aquele restinho de dias como um mês e isso diminuia a espera, o que é verdade. Só esperávamos poder usar esse serviço no final do mês de fevereiro, mas teremos direito logo no início. Não colocarei o endereço dos lugares aqui porque vai depender da sua localização na cidade. Quem vem para o centro depois me pergunte que eu respondo. Para tirá-los só precisa do passaporte, do CSQ e da confirmação da residência permanente. Para tirar a carteira de saúde é que precisa também do controto de aluguel de onde você está residindo. Todos os documentos são enviados pelos correios, mas você já sai com o seu número do NAS nas mãos para já poder trabalhar.
Bom, acho que hoje eu já escrevi muito. Vou ficando por aqui. Enão se preocupem, pois continuarei a postar, principalmente agora que o teclado marche!

6 comentários:

Babi e Wal disse...

Oi, Gisa e Diogo!
Vejo que vocês já estão se instalando por aí! Que alegria, heim! Bom, no início é normal mesmo a gente levar um choque... Me lembro de que, quando chegamos aí, achamos a cidade muito marrom em alguns lugares... mas tudo é questão de se propor a ter novos olhos, né?
Pois é, não demora e, se Deus quiser, estaremos aí no verão!
Muito sucesso pra vocês e tudo de bom!
Abraço, Babi.

Anônimo disse...

Entonces, sou a irmã de Nanda, membro do casal que chega aí amanhã, hehe. Nesse exato momento devem estar voando rumo a Toronto.
Que bom saber que eles vão chegar e ter vocês aí pra ajudar e dar uma força. E que bom que existe a internet pra administrar melhor a saudade. Insistam pra eles criarem um blog também, viu? é uma maneira da gente compartilhar a vida. Beijos e felicidades aí!!

Anônimo disse...

POxa que bom essa dicas!! Acho que vc não é a única, acho que tb terei essa sensação de choque, mas tudo eh uma questão de paciencia, tudo eh novo, diferente!!
Vcs alugaram já daqui um apt por uma duração de um mes, ou vcs resolveram isso, qd chegaram ai?
bjão e que tudo de bom!!!

POllyanna (Rafael)

Jão disse...

Ai ai, dá um frio na barriga ouvir isso tudo de vocês, é como Cau disse, "dia desses eles estavam aqui com a gente no encontro e agora já estão lá".

Passa rápido, hoje espero dar entrada no processo federal e ai entra a paciência, mas creio que tudo passará tão rápido que quando chegar a hora eu vou querer mais tempo pra me preparar :)

Imagino a bronca que deve ser chegar aí, eu também tenho um certo receio, sei que no início também vou olhar e dizer, PQP!! Mas acho que todos esses longos meses de preparação somados com a vontade enorme de dar certo, farão com que as coisas entrem no seu rumo e que a gente se acostume rapidinho.

Um abraço pra vocês e continuem postando.

Arroz disse...

Sejam bem vindos!!! Conhecemos um pessoal muito bacana que mora por aí, podemos ir nos falando...
O choque inicial é assim mesmo, mas depois quando verem as coisas funcionando, vocês não vão querer mais voltar...
Um abraço!!!
Fabiano

Rafael França Melo disse...

Olá! Mandei um email, vc recebeu?