sexta-feira, 20 de junho de 2008

Francisation en ligne - FEL


Uma oportunidade única para os que já possuem o tão almejado CSQ, mas que ainda estão em terras tupiniquins, é fazer a francisation via internet através do portal FEL (Francisation en Ligne). Segunda-feira passada, fiz minha inscrição no site e, para a minha surpresa, descobri, após ter feito um teste avaliativo de francês, que estavam formando turmas de início imediato, e melhor, que eu havia ficado em uma dessas turmas. Nem preciso dizer que estou super empolgada com isso! Como ainda estou no comecinho do curso (há apenas 2 dias), não sei muito bem como tudo funciona, mas, lendo a cartilha destinada aos alunos, pude observar que parece ser um trabalho sério e muito bacana para os futuros imigrantes.
Depois de ter feito o teste avaliativo para saber qual era o meu nível de francês, fui redirecionada a uma outra página, na qual já pude ver qual era a minha turma, a minha professora e os meus companheiros dessa nova jornada. Fiquei em uma turma de latino-americanos (somos 14 ao todo) e com uma professora nativa do Québec super gabaritada, que, apesar de ser novinha, já possui um currículo bem interessante, com direito a mestrado em Literatura pela Universidade de Montréal no Québec e tudo.
No portal FEL, cada aluno tem acesso particular a sua página e nela constam o programa de estudos (com as atividades, avaliações) e outras informações (como o seu perfil e mensagens que a professora e os colegas enviam). Temos acesso a um banco riquíssimo de informações com fichas, exercícios, uma lista de ótimos links, dicionário, conjugador de verbo online... É muito bom mesmo. A profa já entrou em contato comigo para dar as boas-vindas e explicar algumas coisas básicas. Ela ficou de enviar um novo e-mail nos próximos dias marcando o dia e o horário do nosso primeiro encontro virtual. Estou bem ansiosa para esse dia! Fora isso, como já temos acesso às atividades, já andei fazendo algumas e achei muito muito bacana! Elas são direcionadas às necessidades dos imigrantes e, além de trazerem dicas, ainda dão informações sobre a vida na província. Realmente é uma oportunidade incrível oferecida pelo governo do Québec e que deve ser aproveitada. Ao decorrer do curso, contarei aqui como tudo funciona e minhas impressões, mas, de antemão, está aprovadíssimo!

2 comentários:

Nosso Bazar :) disse...

Que massa gisela, agora vc aperfeiçoa ainda mais o seu francês, e de certa forma já já vai experimentando o q aguarda vcs lá, q com certeza serão coisas maravilhosas.
Bjus Daysinha

Sou um coração que bate forte disse...

Oi,
Seria interessante se pudesse colocar um link da nossa escola nas referências do seu blog. Nós também gostaríamos de colocar um link do seu blog na lista de links úteis no site da nossa escola =)
Nós gostaríamos de te convidar para ter acesso completo e gratuito, por um dia, a um de nossos módulos de estudo. Assim você poderá conhecer pessoalmente o nosso material e a nossa metodologia e então recomendar para os amigos que também querem imigrar para o Québec =)
Seria legal se pudesse após que conhecesse o nosso material, escrever um artigo em seu blog sobre suas impressões do nosso curso, e querendo se tornar nosso aluno você será mais do que bem vindo.
Aqui está o meu email para que possamos conversar melhor e então liberarmos o seu acesso ao nosso material de estudo, tenho certeza que você vai adorar:
lauramerces@francaisquebecois.com
Muito obrigada mais uma vez,

Laura Mercês