quinta-feira, 26 de junho de 2008

Parte Federal - Episódio I

Um mês antes da entrevista, começamos a preparar a documentação e os formulários da parte federal do processo, pois, se tudo desse certo, os enviaríamos ao Consulado Geral do Canadá em São Paulo ainda no mesmo dia. Mas, infelizmente, não recebemos o nosso CSQ (certificado de seleção do Québec) ao final da entrevista, porque, por um motivo qualquer (que na verdade não sabemos qual foi), nenhum CSQ estava sendo entregue nessa missão em Recife. O combinado foi, então, que nos enviariam pelos correios, o que demorou quase 1 mês para acontecer. Não fosse todo o atraso para a entrevista, ainda faltava mais essa. Porém, mais uma vez, superamos a ansiedade e procuramos aproveitar o momento de plena felicidade e alívio que estávamos vivendo para, finalmente, descontrair. Mas, vamos ao que realmente interessa: a parte federal. Com o CSQ em mãos, devemos dar início a mais uma etapa de longa espera. E, para começar, mais papéis. Como os formulários exigem uma certa atenção devido às várias exigências feitas para o seu preenchimento, os deixaremos para um segundo momento. Começaremos pelas certidões de antecedentes criminais e de ausência de ação judicial, seguida da lista de documentação que, dessa vez, é bem pequena.

Certidões de Antecedentes Criminais e de Ausência de Ação Judicial

O requerente principal e cada membro de sua família maior de 18 anos, quer o acompanhe ou não na viagem, devem enviar essa documentação ao Consulado. Entenda família como sendo cônjuge, filhos e enteados. Devem-se enviar as certidões originais e não as cópias nesse caso. E, elas devem ser requeridas em cada Estado em que se tenha estabelecido residência por mais de 6 meses após ter completado 18 anos de idade. São elas:

1. Certidão de Antecedentes Criminais emitida pela Polícia Federal

Essa é apenas uma para todo o território nacional. Para tirá-la aqui em Recife, você deve se dirigir ao Departamento de Polícia Federal localizado no Cais do Apolo (Av. Martin Luther King, 321 – Bairro do Recife) já munido com a cópia do RG e o original. Lá você preenche um formulário bem básico e aguarda o prazo de 10 dias úteis para a entrega da certidão. Não há nenhuma taxa a ser paga. Vale salientar que apenas a própria pessoa pode requisitá-la e sua validade é de 90 dias.

2. Certidão de Antecedentes Criminais emitida pelo Estado

Deve-se requisitar uma certidão dessa para cada Estado em que se tenha residido por mais de 6 meses e após ter completado 18 anos. Em Recife, ela pode ser tirada no Instituto de Identificação Tavares Buril, localizado na Rua da Aurora, ou no Expresso Cidadão do Cordeiro, onde tiramos as nossas. Achamos lá bem mais prático, tanto pela localização quanto pelo horário de funcionamento (das 08:00h às 20:00h). Novamente, deve-se levar uma cópia do RG e o original e preencher um formulário que é dado na hora. Além disso, se paga uma taxa de R$ 9,02 no banco que fica dentro do próprio prédio. É válido por 90 dias também.

3. Certidão de distribuições Cíveis, fiscais e criminais emitida pela Justiça Federal da região judiciária do Estado (ou Certidão de Nada Consta)

Essa você pode pedir na Justiça Federal de Pernambuco, localizada na Av. Recife, 6250. No entanto, é desnecessário se dar ao trabalho de ir até lá, pois tudo o que farão é entrar no site (http://www.jfpe.gov.br/) e imprimir a certidão. É bem mais prático fazer isso em casa e não tem nenhuma diferença. Vale por 30 dias e também deve ser requisitada de acordo com cada localidade em que se tenha residido por mais de um semestre após a maioridade.

Para os que residiram foram do país por mais de 6 meses e após os 18 anos, devem-se requerer também certidões da Polícia Federal, das Polícias locais ou regionais e das autoridades judiciárias do país em que residiu.

Documentação

Devem-se enviar cópias simples dos documentos listados abaixo, tanto do requerente principal quanto do cônjuge. Não é necessário autenticá-las. São eles:

* Certidão de Nascimento
* Certidão de Casamento
* Passaporte
* RG


Lembrando, mais uma vez, que essa foi a documentação exigida para o nosso caso, o seu pode ser diferente, então, confira a sua no Guide à l’intention des travailleurs qualifiés – Instructions spécifiques du bureau des visas – São Paulo. Nesse guia, você ainda encontra, no Apêndice C, as especificações das fotos que também devem ser enviadas. E, já que falamos nelas, é importante observar que algumas exigências são feitas com relação aos seus parâmetros. Sua medida deve ser de 3,5cm x 4,5cm (ou 35mm x 45mm como no próprio guia), com fundo branco, podendo ser colorida ou em preto e branco. Todos os membros da família devem enviar 6 fotos, sendo que, no verso de uma delas, deve constar o nome completo, data de nascimento, parentesco com o demandante principal e a data em que ela foi tirada. Além disso, elas devem ser separadas em envelopes que contenham essas mesmas informações no verso e sejam devidamente lacrados (ou seja, um para cada membro contendo 6 fotos cada). Tiramos as nossas fotos na loja da Tabira no Shopping Tacaruna. Uma cartela com as 6 custa R$ 9,90. É aconselhável levar o guia para que a pessoa que as fará possa saber as medidas exatas, que são, inclusive, mostradas por um desenho ilustrativo. No próximo post, continuaremos a saga da parte federal com os formulários e o pagamento da taxa. Então, até lá! =)

2 comentários:

Sem passado disse...

Olá amigos de jornada,

Entregamos nossa papelada do Federal no último dia 26/06, pois é fomos pessoalmente para garantir.
Agora estamos oficialmente na espera pelos exames médicos.

Bom, ficamos felizes em saber que por aí as coisas estão correndo bem também e que bom que já consta o e-cas.

Um grande abraço aqui de SP,

Ricardo e Rosangela

Sou um coração que bate forte disse...

Oi,
Seria interessante se pudesse colocar um link da nossa escola nas referências do seu blog. Nós também gostaríamos de colocar um link do seu blog na lista de links úteis no site da nossa escola =)
Nós gostaríamos de te convidar para ter acesso completo e gratuito, por um dia, a um de nossos módulos de estudo. Assim você poderá conhecer pessoalmente o nosso material e a nossa metodologia e então recomendar para os amigos que também querem imigrar para o Québec =)
Seria legal se pudesse após que conhecesse o nosso material, escrever um artigo em seu blog sobre suas impressões do nosso curso, e querendo se tornar nosso aluno você será mais do que bem vindo.
Aqui está o meu email para que possamos conversar melhor e então liberarmos o seu acesso ao nosso material de estudo, tenho certeza que você vai adorar:
lauramerces@francaisquebecois.com
Muito obrigada mais uma vez,

Laura Mercês