sexta-feira, 6 de junho de 2008

Dando entrada na demanda

No final de julho de 2007, demos entrada na demanda. Para tal, enviamos toda a documentação exigida para o Escritório de Imigração do Québec, que ainda se localizava em Buenos Aires (atualmente, em São Paulo). Um tempinho antes, começamos a organizar toda a nossa documentação e os formulários que deveríamos mandar, afim de que tudo corresse certinho e não atrasasse o processo. Mas, infelizmente, a coisa não se deu dessa forma. Houve a mudança da localização do Bureau e, com isso, nossa entrevista demorou 09 meses para se realizar. Bom, apesar do atraso, tudo acabou bem e é isso que conta, né. Então, vamos ao bê-á-bá do Québec.

Primeiramente, os formulários:

Antes de listá-los, algumas pequenas observações. Nós fizemos o download dos formulários em francês e os preenchemos também nessa língua. Foi uma opção. Queríamos causar uma boa impressão nos submetendo, desde o princípio, a uma comunicação na língua oficial da província, e na qual também faríamos a entrevista. Isso é bem pessoal. Temos amigos que preencheram tudo em português e foram tão bem sucedidos quanto nós. É importante ler tudo cuidadosamente e preencher bem direitinho, porque é a parti dessas informações iniciais que eles vão te conhecer e analisar a demanda. Alguns formulários são específicos para algumas profissões e para quem tem filhos ou família residindo no Québec. Então, como cada caso é um caso, chequem no site o seu.

Os comuns para todos:

1- Demande de certificat de sélection
2- Demade de certificat de sélection - Déclaration des époux ou conjoints de fait
3- Contrat relatif à la capacité d'autonomie financière
4- Paiement par carte de crédit

O formulário 1 deve ser preenchido pelo requerente principal e pelo cônjuge (se for o caso). Deve-se colar uma foto do demandante (tipo passaporte) no lugar indicado e uma de cada membro da família que o acompanhará ao Québec. Foi esse formulário que o conselheiro usou durante toda a nossa entrevista para checar as informações que havíamos dado. O formulário 2 deve ser preenchido e assinado pelo casal e o 3 apenas pelo requerente principal em duas vias, enviando-se uma junto com o restante e a outra guardando-se para levar no dia da entrevista. Quanto ao de pagamento por cartão de crédito, as pessoas envolvidas no processo não precisam necessariamente serem os titulares do cartão. Ele pode ser de uma outra pessoa, basta que você preencha os dados dela direitinho e a mesma assine o formulário.

Os específicos:

1- Déclaration d'un candidat exerçant la profission d'enseignant au préscolaire, au primaire ou au secondaire

No nosso caso, esse foi o único formulário específico a ser preenchido pelos dois, já que ambos somos profissionais da educação. Também deve ser preenchido em duas vias, enviando-se uma e guardando-se a outra para o dia da entrevista.

Documentos:

Devem-se enviar cópias de todos os documentos exigidos tanto do requerente principal quanto do cônjuge. Não é necessário autenticá-las, muito menos traduzi-las. Novamente, volto a lembrar que pode ser necessário enviar outros documentos, isso vai depender do caso, como certidão de nascimento de filho, declaração de imposto de renda ou de empresa para quem é autônomo. A básica é a que segue abaixo:

1- Ficha 19 (histórico do Ensino Médio)
2- Diploma (ou certificado de conclusão de curso e de colação de grau)
3- Histórico acadêmico
4- Comprovantes de experiência profissional (declarações de estágios - inclusive o curricular, contratos de prestação de serviço, carteira de trabalho e contracheques)
5- Certificado de estudo de francês ou declaração de professor particular (para os profissionais das áreas que não pontuam, aconselha-se a ter cursado no mínimo 200h de francês antes de enviar a demanda. Para o restante, o exigido é no mínimo 150h)
6- Certificado de estudo de inglês ou declaração de professor particular (se for o caso. Com inglês eles são menos exigentes. Quando não se tem como comprovar as horas de estudo, basta marcar no formulário o nível em que se está. No dia da entrevista, eles vão dar uma conferida com algumas perguntinhas na língua.)
7- Certidão de nascimento
8- Certidão de situação familiar (de casamento ou de união estável)
9- Passaporte

Enviar ainda:

1- Currículo (requerente principal e cônjuge)
2- 02 fotografias tipo passaporte (requerente principal e cada membro da família que o acompanhará)

Sobre o currículo, nós optamos em fazê-lo dentro dos moldes do Québec. Para isso, acessamos o site do Emploi Québec e nos guiamos por uma parte que ensina como fazer. Mas, pode-se enviar em português mesmo como o daqui. No nosso caso, achamos interessante fazer de acordo com o de lá para já entrar no esquema. Também observamos que o conselheiro sempre dá algumas dicas sobre como melhorar o currículo no final da entrevista dos aprovados. No nosso caso, ele nem tocou no assunto. Achamos, então, que surgiu efeito. =)

Todos os formulários que você deve enviar e a lista de documentos são encontrados no site do Escritório de Imigração do Québec, juntamente com o valor das taxas. Como já faz um tempinho que enviamos a nossa demanda, eu posso ter esquecido de algum detalhe, mas no geral é isso aí mesmo.

Um comentário:

Rossana disse...

Oba, oba, oba!! Mais um blog!
Bem-vindos à comunidade "bloguiana"!!!

Beijocas