sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Transporte público em Montréal

Já ouvi muito falar sobre o serviço de transporte público daqui. Alguns falando super bem e outros bem mal. Ainda não completei dois meses de Montréal, mas, como cheguei em pleno inverno e já passei por umas tempestades de neve, acho que posso dar o meu parecer sobre a coisa. De fato, para quem vem do Brasil acostumado com o seu carrinho não deve ser muito agradável utilizar esse serviço. Nos horários de pico, o metrô e os ônibus ficam bem lotados, mas ainda não chega a ser como em Recife. Como eu já vim do Brasil muito acostumada a andar de bus, pra mim isso aqui é uma maravilha. Super eficiente e rápido! Os ônibus realmente possuem horários de partida de suas paradas e o metrô também. Isso é muito bom e prático. Agora, quando cai uma tempestade de neve, a cidade vira um caos e os ônibus atrasam muiiitooo. Então, nesses dias, é bom sair bem agasalhado e preparado para esperar horrores.

Bom, ainda não senti ninguém fedendo no metrô, essa era outra curiosidade minha. Acho que isso deve acontecer mais no verão mesmo, já que me falaram que aqui faz o maior calor nessa época e que chega a ser pior que em Recife. Dizem que dentro da estação chega a fazer 40 graus. Deve ser uma delícia, né! Rola umas figurinhas fedegosas às vezes, é verdade, mas geralmente são moradores de rua que passam o dia lá pedindo esmola. Sim! Aqui tem mendigo. Para quem achava que não tinha disso em cidade de primeiro mundo se enganou e aqui se vê com facilidade sim. Não tanto como no Brasil, é óbvio, but yes, nós temos bananas! Como não conheço ainda o meio trabalhístico, não posso nem imaginar o motivo da existência dessas criaturas. Alguns dizem que é uma opção de vida mesmo, porém fico me perguntando “quem optaria por ser mendigo e morar na rua num puta inverno”? Vai saber, né! Quando eu estiver mais por dentro dessa assunto eu conto pra vocês.

No início, eu senti um pouquinho de dificuldade em andar de metrô, o veículo de transporte que mais uso e amo. Abaixo segue o mapinha do metrô daqui com todas as suas linhas (verde – na qual eu moro -, laranja, azul e amarela) e suas estações.

Eu moro próximo à estação Guy-Concordia, no centro da cidade. Pra andar, depois que você aprende, é bem facinho. Você deve se guiar quanto à direção em que se quer ir de acordo com a última estação de cada linha. Por exemplo: eu estou na Guy-Concordia e quero ir para a Atwater. Como eu faço? Pego um metrô sentido Angrignon, que é a última estação para esse lado e salto nela. Se eu quiser ir para a McGill, devo pegar sentido Honoré-Beaugrand. Para mudar de linha também é muito simples, você deve ir para as estações que são a interseção entre as duas linhas. Exemplo: tô na Guy-Cncordia e quero ir para a Namur quase no final da linha laranja. Eu pego um metrô na linha verde sentido Angrignon e desço na estação Lionel-Groulx (interseção das duas) e pego outro metrô em direção à Côte-Vertu, descendo, finalmente, na estação Namur. Facinho, né! É assim que funciona para todas elas. Pra andar de ônibus aqui também é fácil, mas tem um detalhezinho cabuloso: um mesmo ônibus com o mesmo número e o mesmo nome pode te levar para direções diferentes. Então, é sempre bom perguntar aos motoristas (que são geralmente simpáticos e atenciosos) se ele vai na direção em que você quer. Quanto aos valores, custa CAD$ 2,75 a passagem que dá direito a usar uma vez o metrô e uma vez qualquer ônibus. O passe mensal custa CAD$ 68,50 e dá acesso ilimitado dos dois pelo mês inteiro. É uma maravilha! Ah!! Táxi aqui também não é muito caro, dá pra andar. Acho que é até mais barato do que em Recife. Bom, acho que é isso por hoje. Mais informações sobre esse assunto, acessem http://www.stcum.qc.ca/sommaire.htm . Lá vocês podem conferir todas as linhas de metrô e de ônibus e os horários de partida de cada uma delas.