sábado, 27 de dezembro de 2008

Boxing Day


Ontem, 26 de dezembro, foi o Boxing Day, dia em que as lojas daqui do Canadá colocam a maioria dos seus produtos com descontos de até 70%. Na verdade, os descontos já começam em algumas delas até duas semanas antes do dia 26 e continuam por um tempinho depois dele. Tivemos a oportunidade de visitar algumas lojas nesse dia e realmente é uma loucura. Em algumas delas formam-se filas para limitar a entrada de pessoas e facilitar o atendimento do cliente de tanta gente que dá. Essas são geralmente as de eletrônicos. Em outras isso não é necessário, mas nem por isso menos caótico. O chato é que tem lojas de roupa, por exemplo, que não permitem que você experimente para ver se realmente ficou bacana. Mas, os preços são bons e, dependendo do que você quer comprar, vale a pena. Em alguns casos, nem faz tanta diferença o valor com ou sem desconto. Fomos ao Wal-Mart e lá estava muiiiiitooo cheio. A parte de eletrônicos estava com uma filinha básica e o resto da loja completamente lotada. Lá rolou descontos até em produtos de supermercado mesmo. A parte dos doces estava quase que completamente vazia para o nosso azar, mas ainda deu pra fazer a festa com outras coisas. O Boxing Day é um dia que o pessoal daqui curte mesmo. Acho que virou até algo incorporado ao Natal, do tipo “não pode ter Natal sem Boxing Day”, faz parte da cultura. Bom, gostamos também dessa incorporação ao nosso feriado.
Aqui sem a família foi meio triste. Também estávamos arrasados com a mudança, então nem teve ceia nem nada, foi pizza mesmo. Mas, para alegrar, um casal de amigos nossos brasileiros vieram para cá também e nos divertimos bastante. Sobre a mudança... Foi um caos =)) Pense em 4 pessoas lotadas de malas e sacolas (para quem não lembra, estamos dividindo um apartamento com um casal de amigos também brasileiros e que acabaram de chegar aqui assim como nós), somado aos móveis do Ikea que chegaram exatamente na mesma hora que nós. Foi.... AHHHHHHHHH!!!! Porém, sobrevivemos e estamos aqui para contar mais essa história. Além disso, tivemos que montar sozinhos tudo e organizar nossas coisas em “armários” que na verdade parecem mesmo um bucaro na parede com porta. Mas, agora está tudo nos seus lugares, a dispensa tá cheia e já voltamos a comer como gente =P Foram três dias de pizza e macarrão com salsicha,já não aguentávamos mais. Hoje rolopou até um feijãozinho. Bom, agora que as coisas estão mais organizadas e nós estamos estabilizados em nossa casinha, vamos partir para a procura de algo para fazermos até o início da francisation que deve começar no final de janeiro. Também vamos turistar um pouquinho porque até agora só encaramos compromissos sérios e pouca diversão. Assim não dá, né. É isso gente. Boas festas e muita paz e amor no coração de todos.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

G.T.A.


Antes de sair do Brasil, estávamos em dúvida sobre a escolha do seguro saúde e viagem que adotaríamos, então, após uma pesquisa, optamos pelo G.T.A. Desejava não precisar utilizá-lo, mas, infelizmente, nem tudo o que a gente deseja se realiza, né. Pegamos uma gripe aqui made in Brazil que nos deixou no chão. Recorremos a nossa farmacinha que trouxemos de lá, aos remédios daqui (que por sinal são muitos!), mas a coisa não estava funcionando, então, ontem, resolvemos ligar para o seguro e requisitar um médico para nos examinar. Ligamos para a central de atendimento do seguro no Brasil e em menos de 30 minutos uma pessoa da central daqui nos telefonou perguntando os sintomas e nossa localização em Montréal para agendar um médico. Não demorou muito e já tínhamos a nossa consulta marcada em nossa casa. Na hora agendada, o médico estava aqui, Dr. Benjamin, super simpático e muito profissional. Ele nos consultou e para a alegria de Diogo, tudo estava indo bem com a sua gripe. Pra mim é que a coisa complicou um pouco, pois ele diagnostigou uma sinusite e me receito um antibiótico por cinco dias. Detalhe é que ele me deu o remédio e comecei a tomá-lo imediatamente. Bom, o resultado é que o G. T.A funciona mesmo e até agora tem nos assistido bem. Fica aí mais um relato da eficiência do grupo (pelo menos até agora). Espero que não precisemos mais usá-lo, pois ficar doente longe de casa é muito ruim. Como não sou anormal,logicamente ficarei doente outras vezes, mas que seja já com a corbetura da província.
Respondendo a uma perguntinha
Nós alugamos o apt do Brasil pela internet mesmo. Pagamos cad$ 200,00 e fizemos a reserva. No dia em que chegamos, recebemos as chaves e tudo estava mais ou menos nos conformes. A tv só explodiu duas vezes, mas, depois da terceira, ela resolveu se acalmar. Alugamos com tudo incluso: panelas,talheres, pratos, mesa. Bom, de fato tinham 2 panelas, dois garfos... dois de tudo, mas resolvemos comprar os nossos por questões de higiene. Sobre o lugar... A localização é ótima, pois é na centre-ville e fica próxima de tudo. O problema é que é muito pequeno ( 1 1]2) e tem muiiiiitaaa poeira. O lugar funciona pra chegar, mas não dá pra ficar muito tempo, pelo menos não pra nós. Como terça-feira nos mudaremos, já estou mais feliz, apesar do trabalho. Falando nisso, já fomos no Ikea comprar os nossos móveis. Lá é realmente legal e barato (se você souber escolher bem), mas deixa a desejar na prestação dos serviços. Aqui, tudo somos nós que fazemos, até tirar uma cópia em algum lugar. Então, no Ikea tivemos que colocar a mão na massa também: escolhemos o que queríamos, anotamos os códigos, fomos ao galpão e pegamos os móveis, empurramos todos eles (e foram muitos e pesados) até o caixa e de lá até o serviço de entrega em casa. Ufa!! Foi um dia muito cansativo, mas valeu. Bom, vou ficando por aqui, pois tenho que pinicar e fazer o almoço. Depois abrirei um post especial sobre o fator “alimentação” aqui, outra coisa que também tem me dado trabalho.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Quase duas semanas e...

Gente, desculpa por não estar postando muito, mas é que as coisas aqui estão bastante corridas. Sempre que der eu entrarei para contar as novidades, não se preocupem,pois eu sei o quanto é chato ficar na espectativa porque já fiquei muiiiiitooo.
A primeira novidade é que finalmente consegui configurar o nosso teclado, mas ainda estou em fase de adaptação. Compramos nosso pc aqui por um precinho legal. Poderíamos ter aguardado pelo famoso dia 26 de dezembro, quando rolam as promoções de eletrônicos, mas não dava para ficar sem falar com a família por tanto tempo, já que aqui somos adeptos do Skype. As coisas aqui são bem mais baratas, como alguns devem saber, porém temos sempre que olhar para o valor do produto e calcular com as taxas que são um pouco salgadas, pois somando a federal com a da província dá 12,5%. Por isso, acaba que alguns produtos nem compensa comprar e é melhor pesquisar bem, pois os preços aqui variam bastante de loja para loja. Além do nosso pc, compramos alguns artigos para o nosso vestuário, afinal de contas, chegamos bem no inverno e o que levamos do Brasil ajuda,mas não são como os produtos que temos aqui, próprios para essa fase do ano. Trouxemos alguns itens básicos para não congelarmos nos primeiros dias que foram bem eficientes. Meias térmicas, luvas impermeáveis e térmicas, cachecol, toquinha, meia calça fio 80 e de lã, botas de couro cano longo ou impermeáveis e térmicas, casacos imperméaveis e térmicos, ceroula, segunda pele, blusas de lã. Esses artigos vocês podem encontrar em lojas como a Scala, Lupo, A Floresta, Centauro e no Mercado Livre. Porém, não vale a pena comprar em quantidade, porque são muito fraquinhos para o frio daqui, fora que aqui também é bemmm mais barato. Para vocês sentirem só um pouquinho dessa diferença $$$, comprei uma segunda pele na scala por R$ 120,00 e aqui uma tão boa quanto por CAD$ 5,90. Mas, quem vier nessa época do ano, por favor, não venham sem nada porque aqui a coisa é cruel. O frio é gostosinho, mas queima e se você não estiver bem protegido a coisa pega.
Os primeiros dias aqui são uma loucura. Sempre me perguntava o por quê de quando as pessoas chegarem aqui pararem de postar e só agora eu entedi. Não dá tempo. Apesar de já termos saído do Brasil com um apt alugado para o primeiro mês, precisamos nos organizar, comprar alguns itens, nos encontrar e tirar a documentação. Ficar no centro da cidade foi ótimo. Aqui temos a estação de metrô Guy-concordia bem do nosso lado (linha verde) e isso facilitou imensamente. Andamos para todo lugar de metrô e pouco ainda nos aventuramos de ônibus. Gostamos do sistema de trasnporte comum daqui, ainda não sabemos como é quando toda aquela neve cai, mas até agora a coisa tem funcionado.
No primeiro dia, fiquei chocada e quando eu digo chocada, foi de verdade mesmo. Chorei, me decepcionei com o lugar, pensei “putz, que merda eu tô fazendo aqui”, mas tudo isso passou já no segundo dia. Tudo aqui é muiiiiitoooo diferente do Brasil e você sente uma hora, no meu caso, senti imiediatamente. Agora já estou me sentindo mais em casa, até porque já temos uma casa de verdade. Encontramos um outro apt que iremos dividir com um casal de amigos nossos que chegam aqui amanhã. Lá é bem espaçoso, também fica no centro, pois não queríamos sair daqui, perto de tudo, com ponto de ônibus na frente do prédio e a mesma estação de metrô próxima. O aluguel é bem legal, pagaremos CAD$ 1000,00 em um 4 1]2, semi-meublé com tudo incluso (água, água quente, aquecimento), menos a eletricidade, mas que também é bem baratinha. Agora só temos que mobiliar, mas a Ikea está aí para isso =P. Nossa cama já está comprada, porém, nesse caso, a Ikea não funcionou porque lá colchão é muito caro. Compramos uma cama box de mola (Spring aqui) por CAD$ 370,00 numa loja de fábrica chamada Literie Provinciale. Fica um pouco longe do centro, mas dentro desse valor já estão incluídas as taxas e a entrega. Fica a dica aí. O resto ainda vamos ver quando nossos amigos de ap chegarem.
Para tirar os documentos foi bem rápido nos lugares. O ruim é que cada um fica em um lugar. Pensamos que tiraríamos todos juntos, mas não é assim. O primeiro que tiramos é a carteira de residente permanente logo no aeroporto quando passamos pela imigração. Depois, tiramos o NAS (numéro d’assurance sociale) e com ele já podemos trabalhar e por último a carte de soleil ( assurance maladie). Em primeiro de fevereiro já poderemos usar o serviço de saúde do governo. Li em algum lugar que chegar no final do mês aqui era bom porque eles já computavam aquele restinho de dias como um mês e isso diminuia a espera, o que é verdade. Só esperávamos poder usar esse serviço no final do mês de fevereiro, mas teremos direito logo no início. Não colocarei o endereço dos lugares aqui porque vai depender da sua localização na cidade. Quem vem para o centro depois me pergunte que eu respondo. Para tirá-los só precisa do passaporte, do CSQ e da confirmação da residência permanente. Para tirar a carteira de saúde é que precisa também do controto de aluguel de onde você está residindo. Todos os documentos são enviados pelos correios, mas você já sai com o seu número do NAS nas mãos para já poder trabalhar.
Bom, acho que hoje eu já escrevi muito. Vou ficando por aqui. Enão se preocupem, pois continuarei a postar, principalmente agora que o teclado marche!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

A brincadeira começa aqui!

Primeiramente, vao me desculpando a falta de alguns acentos, mas é que ainda nao configurei o teclado do computador e nem tenho idéia de quando isso acontecera. Computador novo? Sim. Mais do que isso, por aqui tudo é novo, pois, como alguns ja sabem, estamos falando das terras geladas. Embarcamos no dia 22/11 em Recife e chegamos aqui no dia 23. Ontem completamos uma semana de Montréal e temos muito a falar daqui. Primeiro o vôo. Saimos de Recife às 16h e fomos direto para Sao Paulo sem escalas. Nossas malas foram despachadas direto de Recife para Toronto, o que ja ajudou muito, pois trouxemos 5 malas grandes de ate 32kg e duas de mao de 10kg, fora outras coisinhas... Em sampa, a coisa foi muito corrida porque chegamos faltando apenas 1h30min para o nosso proximo vôo e la tivemos que fazer algumas coisas, como passar pela policia federal. Tentamos jantar, mas nao deu, entao engolimos literalmente um sanduiche e fomos direto para o embarque. O vôo de la foi direto para Toronto pela Air canada. Onze horas de viagem. Extremamente cansativo e ainda com direito a um atraso de 1h em sampa, ou seja, chegamos em cima da hora também la. Nao fosse um ajudante que trabalha no aeroporto carregando as malas, teriamos perdido a conexao para Montréal com a mais absoluta certeza. Pagamos CAD $ 14,00 pelo serviço dele e achamos que valeu muuuuiiiitoooo a pena, pois o aeroporto de Toronto é enorme e ele sabe aonde fica tudo e ainda é muito agil. Bom, a partir do vôo para o Canada, ja da para sentir como sao as coisas aqui: tudo extremamente diferente. Os comissarios so falam inglês e francês e ate as comidas servidas a bordo ja sao estranhas. Mas, voltanto... Em Toronto passamos pela imigraçao, que é bem rapido, e embarcamos. Uma hora depois estavamos aqui. Dai, ligamos para o Celso Mirri (e-mail mirricelso@yahoo.ca ou pelo telefone 514 – 914-5831 cel. ou 514 – 373-5831 res.), um brasileiro que ja esta aqui ha um bom tempo e que tem um serviço de transporte. Ja haviamos nos comunicado com ele e dito a data e a hora em que chegariamos. Quando desembarcamos, ligamos logo para ele ir nos buscar. Do aeroporto ate o apartamento que alugamos custou CAD$ 40,00, mas pagariamos ate mais porque vale muito a pena. Fora que ele ainda é super simpatico, nos contou um pouquinho das coisas daqui e nos ajudou com as malas e ate a fazer umas comprinhas no supermercado. Otimo! Indico com certeza! Do dia da chegada ate hoje, muitas aguas ja rolaram. Foi uma semana muito cansativa e corrida. Tiramos todos os documentos ja e mais tarde falarei como e aonde tirar cada um deles. Nesse primeiro momento, so queria dizer que estamos aqui, ta tudo bem e a cidade é linda! Você bem vestido nao morre de frio (pelo menos ate agora nao morremos) e estamos muito satisfeitos com o lugar que escolhemos para ficar nesse primeiro momento e, principalmente, com o serviço do transporte publico. Ai vao algumas fotinhas que tiramos daqui para voces irem curtindo o visual. Ah! Parabéns ao nossos amigos que foram contemplados com o CSQ: Rossana, Claudia, Lilian, Nicole. Gente, estamos esperando vocês aqui no verao para curtirmos bem muito! E parabéns ao meu amigo Will que finalmente recebeu o pedido dos exames e ja ja tambem estara por aqui. No mais, agradecemos a torcida de todos e aguardem que iremos contando tudo o que rola aqui na geladeira.







Nossa chegada em Montréal




Um brasileiro que conhecemos durante o vôo



A paisagem da nossa janela sem neve






...com neve






Diogo em frente ao MICC



Eu e Frédéric (o agente de imigraçao que nos recebeu)